terça-feira, 15 de maio de 2012

O olho


 Funcionamento e Deficiências

O olho humano funciona como uma máquina fotográfica. Os raios de luz que o atingem são convergidos por duas lentes para serem focados na retina (área nervosa no fundo do olho, responsável pela captação das imagens).  duas lentes são a córnea, estrutura transparente localizada na parte mais anterior dos olhos  e a outra é o cristalino,localizado no interior dos olhos. As duas juntas levam a formação da imagem sobre a retina.

Apesar de não serem muitos os elementos do olho, basta que um deles não funcione para que seja caracterizado um problema visual. Felizmente, na atualidade, muitos problemas podem ser corrigidos através do uso de sistemas de lentes externas ao olho, ou mesmo técnicas alternativas como ginásticas oculares. Mas há muitos problemas que não são solucionáveis tão facilmente: são esses os casos que conhecemos como "deficiências visuais".

É importante que o professor se sinta capaz de detectar os problemas visuais mais comuns, encaminhando o aluno a um médico. Um aluno com problemas visuais será geralmente um aluno com baixo rendimento escolar. O professor deve ter total consciência de que, com muito mais frequência que se imagina, o problema visual passa despercebido até mesmo pela família.

 Desta forma, ele deve fazer testes simples que permitem avaliar situações críticas, com todos os alunos e independentemente do grau escolar.



Problemas visuais mais comuns

v  Conjutivite, Miopia, Hipermetropia, Presbiopia, Astigmatismo, Nistagmo, Estrabismo e Daltonismo.

Deficiências Visuais

v  Cegueira e Visão subnormal.

Causas congênitas

v  Retinopatia da prematuridade, Catarata congênita, Corioretinite, Retinose pigmenta re Glaucoma congênito.

Causas adquiridas

v  Diabetes, Deslocamento na retina, Doenças da córnea, Glaucoma, Catarata, Traumas oculares, Degeneração senil, Acidentes e Situações causadas por violência ou pelo uso de armas.



Amélia Sayonara Regis de Meneses




Referência Bibliográfica


http://eproinfo.mec.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário