Funcionamento e Deficiências
O olho humano funciona como uma máquina fotográfica. Os
raios de luz que o atingem são convergidos por duas lentes para serem focados
na retina (área nervosa no fundo do olho, responsável pela captação das
imagens). duas lentes são a córnea,
estrutura transparente localizada na parte mais anterior dos olhos e a outra é o cristalino,localizado no
interior dos olhos. As duas juntas levam a formação da imagem sobre a retina.
Apesar de não serem muitos os elementos do olho, basta
que um deles não funcione para que seja caracterizado um problema visual.
Felizmente, na atualidade, muitos problemas podem ser corrigidos através do uso
de sistemas de lentes externas ao olho, ou mesmo técnicas alternativas como
ginásticas oculares. Mas há muitos problemas que não são solucionáveis tão
facilmente: são esses os casos que conhecemos como "deficiências visuais".
É importante que o professor
se sinta capaz de detectar os problemas visuais mais comuns, encaminhando o
aluno a um médico. Um aluno com problemas visuais será geralmente um aluno com
baixo rendimento escolar. O professor deve ter total consciência de que, com
muito mais frequência que se imagina, o problema visual passa despercebido até
mesmo pela família.
Desta forma, ele deve fazer testes simples que
permitem avaliar situações críticas, com todos os alunos e independentemente do
grau escolar.
Problemas
visuais mais comuns
v Conjutivite, Miopia, Hipermetropia, Presbiopia,
Astigmatismo, Nistagmo, Estrabismo e Daltonismo.
Deficiências
Visuais
v Cegueira e Visão subnormal.
Causas
congênitas
v Retinopatia da prematuridade, Catarata congênita,
Corioretinite, Retinose pigmenta re Glaucoma congênito.
Causas
adquiridas
v Diabetes, Deslocamento na retina, Doenças da córnea, Glaucoma, Catarata, Traumas oculares,
Degeneração senil, Acidentes e Situações causadas por violência ou pelo uso de
armas.
Amélia Sayonara Regis de Meneses
Referência
Bibliográfica
http://eproinfo.mec.gov.br/
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